Fragmento de uma foto retratando um pocket trumpet, retirado da Wikipédia
Autor: José-Manuel Benito
José Paulo Coelho Faradji Chadan
1. OBJETIVO
No Diário de um Sedutor , a figura
principal é Johannes. Apontarei então ,
para a negatividade em
Johannes, enquanto um
sedutor que
nunca alcança o que
deseja , pois ,
no momento em
que vai alcançar ,
o desejado, se desfaz imediatamente .
Apontarei também para
a positividade indireta em Johannes. Indireta ,
pois , novamente ,
Johannes não chega
a usufruir dela (deste momento
de verdade ).
Após esgotar o assunto Johannes,
investigarei Don Juan, figura principal apresentada no Erótico
Musical. Apontarei para a negatividade em Don Juan, posto
que Don Juan não
consegue perpetuar aquilo
que alcança no instante
e depois , apontarei para
a positividade don juanesca, que é justamente o fato
de Don Juan alcançar o desejo
no instante e fruí-lo honestamente . Embora
tenha imediatamente de passar
para uma nova
conquista , uma nova
mulher , encontrando assim ,
um novo instante no qual
pode alcançar novamente
seu momento
de positividade e de verdade .
2.
JUSTIFICATIVA
O que me faz querer investigar os dois movimentos ocorrentes no plano
estético , a saber ,
o primeiro movimento
que é o da negatividade e o segundo movimento ,
que é o da positividade, é por serem estes ,
fundamentais no interior
da dinâmica do plano
estético .
3. DELIMITAÇÃO DO PROBLEMA
3.1
JOHANNES: A ASTÚCIA SENSÍVEL
3.2 DON JUAN:
A GENIALIDADE SENSÍVEL
Iniciarei por desmistificar Don Juan,
ou , melhor
dizendo, em mostrar
que o Don Juan de Kierkegaard não tem relação
alguma com o Don Juan concebido pelo senso comum . O Don Juan concebido pelo
senso comum
é uma espécie de sedutor
barato e infeliz
ao passo que
o Don Juan de Kierkegaard nem é um sedutor no sentido rigoroso do termo e tão pouco é infeliz .
Disto,
seguirei apontando para a repetição
no plano estético .
Cada nova
mulher , cada
nova conquista ,
cada novo instante , é justamente ,
a repetição da experiência
estética em
Don Juan, e esta, positiva . Portanto , minha
segunda hipótese
será investigar o conceito
de repetição e mostrar
como a repetição
se dá no instante de cada nova entrega e de cada
nova conquista .
O instante enquanto
fruição , além
de ser passível de repetição , é imediatamente
positivo .
O cristianismo da Idade
Média tardia ,
posiciona Don Juan como o arquétipo da vida
carnal , da vida
mundana , da sensualidade
e do demoníaco. A sensualidade , segundo Kierkegaard, já
estava no mundo antes
do cristianismo , mas
é somente quando
este a posiciona (e o faz utilizando a figura de Don Juan), que
ela se torna
determinação do espírito
e objeto de reflexão ,
pois antes , com os gregos ,
a sensualidade era
vivida animicamente[3].
4. METODOLOGIA
O trabalho será desenvolvido
em dois momentos :
Partindo da figura de Johannes e tendo por
texto base ,
O Diário de um
Sedutor , explorarei este
texto , bem como os comentadores do mesmo ,
na tentativa de clarear o
significado de Johannes enquanto negatividade no plano
estético . Para
não ser superficial ou parcial , tratarei também
de uma possível positividade ou um apontar indireto para a mesma ,
mostrando a dialética interna existente na figura
de Johannes. Perpassarei por Cordélia então , posto a
impossibilidade em falar
de Johannes sem citar
Cordélia. E mostrarei como e quais os processos
que Johannes desencadeia nela, de tomada de consciência
e descobertas (apesar
dele mesmo não
usufruir disto).
Disto,
passarei ao cristianismo vigente na Idade Média tardia , que ao posicionar Don Juan, o faz, como
algo a ser
superado. Tratarei então , do aspecto negativo em Don Juan, ou ,
do aspecto que
o cristianismo medieval [4]
viu e posicionou em Don Juan. Mostrando assim , a dialética
existente também , no interior da figura
de Don Juan.
5. PLANO DE TRABALHO
De março de 2009 à
outubro de 2009, Pesquisa
bibliográfica para elaboração
do primeiro capitulo.
De outubro de 2009 à fevereiro
de 2010, Esboço do primeiro
capitulo.
De março de 2010 à outubro
de 2010, Leitura critica do material escrito
e finalização.
De outubro à fevereiro
de 2011, Pesquisa bibliográfica do segundo capitulo.
De março à outubro
de 2011, Dialogo com o orientador e escrita
do texto .
6. REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS
ABBAGNANO, Nicola. Dicionário de Filosofia . Trad. Bosi, Alfredo e Benedetti, Ivone
Castilho. Martins Fontes , São Paulo, 2000.
KIERKEGAARD, Soren
Aaybe. Either/Or, A Fragment of Life. Trad. Hannay, Alastair. Peguin Books,
[ ].
KIERKEGAARD, Soren Aaybe. O lo Uno
o lo Otro, el fragmento del vita. [
].
KIERKEGAARD Soren Aaybe. Ou
Bien, Ou Bien. [ ].
KIERKEGAARD, Soren
Aaybe. Trad. Hong, Howard V. e Hong, Edna H. Unicamp, Princeton, New Jersey ,
[ ].
PAULA, Marcio Gimenes de. Subjetividade e Objetividade
no Debate entre
Socratismo e Cristianismo em Kierkegaard: Uma Analise A Partir
Do Pos-Scriptum. Orientador > Prof Dr.
Oswaldo Giacóia Junior. Unicamp, Campinas ,
2002.
CLAIR, André. Pseudonymie et Paradoxe, La Pensée Dialetique de
Kierkegaard. Librairie Philosophique J. Vrin, Paris, 1976.
KIERKEGAARD, Soren Aaybe. Estética
y Ética em
la Firmación de la Personalidad. Trad. Marot, Armand. Editorial
Nova , Buenos Aires, [ ].
VERGOTE, Henri-Bernard. Sens et
Répetition, Essai Sur L’ironie Kierkegaardienne. Cerf Orant, tome I, 1982.
VERGOTE, Henri-Bernard. Sens et Répetition, Essai Sur L’ironie
Kierkegaardienne. Cerf Orant, tome II, 1982.
BLANC, Charles Le. Kierkegaard. Trad. Appenzeller, Marina . [19--].
GARDINER, Patrick.
Kierkegaard. Trad. Vilela, Antônio. São
Paulo, 2001.
SOREN KIERKEGAARD
PAPIRER. Ed. P. A.
Heiberg, V. Kuhr, & E. Torsting (11 volumes
em 18 partes ).
Copenhagen: Gyldendalske Boghandel Nordisk Forlag, 1909-48.
SOREN KIERKEGAARD SAMLEDE. Ed. A. B. Drachmann, J. L. Heiberg, H. O. Lange. Copenhagen:
Gildendalske Boghandels Forlag, Terceira
Edição – 1962-64 (20 volumes ). Primeira
Edição – 1901-06; Segunda
Edição – 1920-36 (15 volumes ).
ROHDE,
Peter. Ed. The Diary of Søren Kierkegaard.
New York , NY :
Carol Publishing Group, 1993.
AGACINSKI,
Sylviane; Aparté: Conceptions and Deaths
of Søren Kierkegaard. Tallahassee , FLA : Florida
State University
Press, 1988.
ALLEN,
E. L.; Kierkegaard: His Life and Thought.
London , UK : Stanley Nott Ltd., 1935.
ALLISON,
Henry; "Christianity and Nonsense "
in Essays on Kierkegaard, ed. Jerry
H. Gill. Minneapolis , MN : Burgess Publishing Co., 1969. Also
published in Kierkegaard: A Collection of
Critical Essays, ed. Josiah Thompson. Garden City, NY: Doubleday-Anchor
Books, 1972.
ARBAUGH,
George E. & Arbaugh, George B.; Kierkegaard's
Authorship: A Guide to the Writings of Kierkegaard. London , U.K. :
George Allen & Unwin LTD, 1968.
BAIN,
John A.; Søren Kierkegaard: His Life and
Religious Teaching. London ,
UK : Student
Christian Movement Press, 1935.
BERRY,
Wanda Warren; "Kierkegaard and Feminism" in Kierkegaard in Post-Modernity, eds. Merle Westphal and Martin J.
Matuštik. Bloomington and Indianapolis ,
IN : Indiana University
Press, 1995.
BLANSHARD,
Bland; "Kierkegaard on Faith" in Essays
on Kierkegaard, ed. Jerry H. Gill. Minneapolis ,
MN : Burgess Publishing Co., 1969.
BROWN,
Alison Leigh; "God, Anxiety, and Female Divinity" in Kierkegaard in Post-Modernity, eds.
Merle Westphal and Martin J. Matuštik. Bloomington
and Indianapolis , IN :
Indiana
University Press, 1995.
CAMPBELL,
Richard; "Lessing's Problem and Kierkegaard's Answer" in Essays on Kierkegaard, ed. Jerry H.
Gill. Minneapolis , MN : Burgess Publishing Co., 1969.
CAPUTO,
John; "Instants, Secrets, and Singularities: Dealing Death in Kierkegaard
and Derrida" in Kierkegaard in
Post-Modernity, eds. Merle Westphal and Martin J. Matuštik. Bloomington and Indianapolis ,
IN : Indiana University
Press, 1995.
[1] A tradução correta
seria, Diário do Sedutor ,
mas os tradutores não
foram rigorosos quanto
à isto .
[2] Don Juan
tem de ir para uma nova conquista ,
pois ele não busca uma mulher especifica, antes ,
busca em
cada mulher ,
o que todas as mulheres
tem em comum ,
isto é, a essência
da mulher .
[3] Ponto questionável . Platão mesmo , refletiu sobre
Eros e sobre o amor .
[4] Cabe notar que o cristianismo do medievo, que
posiciona Don Juan enquanto negatividade
e algo a ser
superado, não é de maneira
alguma, o cristianismo proposto e entendido por
Kierkegaard enquanto tal .
Nenhum comentário:
Postar um comentário