domingo, 7 de julho de 2013

A filosofia surge na Grécia ( pensamento religioso X pensamento filosófico)

       
Fragmento de uma foto retratando um pocket trumpet, retirado da Wikipédia
Autor: José-Manuel Benito

Texto produzido em parceria com meu pai.


    Mas, se a filosofia consiste basicamente em dar significado/ sentido ao mundo exterior, por que se diz, que ela surge na Grécia?

            Os povos antigos como os hindus, os persas e os chineses, por exemplo, já pensavam sobre o mundo que os cercava, o sentido da vida e da morte, já pensavam sobre os opostos, o masculino e o feminino, o dia e a noite, o bem e o mal e etc. Contudo, o pensamento desses povos, se baseava na religião. Os gregos por sua vez, gregos começaram, assim como eles,  baseando o seu pensamento, o seu modo de ver o mundo, na religião, mas aos poucos, foram se distanciando dela, e adquirindo uma forma de pensar mais racional.
            A diferença do pensamento religioso para o pensamento racional, é de que o pensamento religioso é dogma, ao passo que o pensamento racional é investigativo; o pensamento religioso é autoritário, ao passo que o pensamento filosófico tem como autoridade a razão ao qual ele se submete. O pensamento religioso diz: É assim porque os deuses querem! O segundo diz: Vamos ver por que é assim. O primeiro diz: Chove por que os deuses estão bravos! O pensamento filosófico diz: Chove porque o Sol faz as águas do mar evaporarem, as quais se condensam em nuvens e após um tempo elas se desfazem em água ( chovendo). O pensamento religioso diz: Nós temos um rei nos governando porque ele é representante do deus Sol! O pensamento filosófico diz: Nós temos um rei nos governando para que através do seu governo, nos tenhamos paz, casa, alimento e etc. porém, assim como nós temos um rei, poderíamos ter uma assembléia. O pensamento religioso não aceita ser questionado, já o pensamento filosófico vive de ser questionado.
O fator determinante a esta mudança do pensamento religioso para o pensamento filosófico, foi o modo como os cidadãos gregos viviam na cidade... no meio da cidade, estava a praça pública, onde eram discutidas as questões referentes à cidade, como a discussão do público e privado, dos privilégios recebidos por alguns devido ao nascimento, os direitos de cada cidadão, a justiça etc.  Sendo assim, os assuntos deixavam de ser uma questão religiosa e autoritária para ser uma questão racional e discutida por todos.

A passagem do pensamento religioso ao pensamento filosófico se dá quando eu deixo de encarar as coisas como sagradas e busco entender as suas razões.


Nenhum comentário:

Postar um comentário