domingo, 7 de julho de 2013

É Possível Viver sem Filosofia?

O Pensador
Autor: Rodin (1840-1917)

Texto produzido em parceria com meu pai.


A filosofia diz respeito a compreensão que temos das coisas, do mundo, da vida... . Vemos uma mesa, uma cadeira, uma janela, uma pessoa; a compreensão que temos desta mesa, janela e pessoa é a representação mental que fazemos delas para assim podermos interagir com o mundo que nos rodeia.
            Quando vemos uma mesa fazemos um juízo de fato: uma mesa está aí- ainda seja uma mesa comum, ocupa uma posição que ela pode ocupar- ela não é uma mesa qualquer, ela é uma mesa que está ! A este tipo de compreensão chamamos juízo de fato. Porém se dissermos que esta mesa que está nos traz lembranças de nosso avô, queremos dizer que esta mesa que esta , além de ser o que é em si, evoca em nós recordações afetivas especiais; estamos assim auferindo à esta mesa que esta , um valor que alcançaria em nosso juízo; estamos, da mesa que esta , fazendo um juízo de valor.
            Numa partida de futebol, quando a bola entra no gol, no arbitro gera um juízo de fato e em cada torcida gera um juízo de valor. Enquanto o arbitro apita marcando o placar, as torcidas reagem com euforia por um lado e tristeza por outro; o mesmo fato gera reações opostas- juízos de valor contrários!
            A filosofia- amor a sabedoria- como o próprio nome sugere, embora tenha pretendido abarcar todo o campo do conhecimento humano, na pratica porém, foi se dividindo em dois ramos: um cuidando das verdades de fato, gerando diversas ciências e outra, as verdades de valor, como o é hoje a filosofia. Esta distinção é mais clara nas ciências exatas mas menos definidas nas ciências humanas.
            Filosofia não é conhecer a realidade em si, mas sim dar-lhe um sentido e razão de ser que me diga respeito. A esta transposição de um mundo em si para um mundo em mim (ou, para mim), chamamos filosofia.
            Por isso filosofar acabou se tornando essencialmente, pensar o pensamento, conhecer o conhecimento, avaliar os valores e criar os conceitos tais como felicidade, justiça, dever e direito, liberdade e beleza para que, filosofando, as possamos enriquecer e com elas nos enriquecer continuamente.


***


            Questão:

            1. É possível viver sem filosofia?


Nenhum comentário:

Postar um comentário